18.5.08

Os facilitadores

Nossa vida é composta por muitas coisas. Coisas que nem sempre podemos controlar.
Nossa vida é composta de amigos que escolhemos pra ficar perto, e de pessoas que estão por perto sem que necessariamente façamos questão.
Nossa vida é feita de situações que escolhemos estar, mas, em sua maior parte, de situações não previstas.

Dentre as pessoas que compõem nossa vida, existem aquelas que sem querer, sem perceber (ou não) tornam tudo mais difícil, mais pesado. E me refiro às mais simples situações, como encostar na cafeteria pra pausa de 10 minutos da aula, ou então, ficar esperando o ônibus num ponto em comum. Elas perguntam coisas que te incomodam, tocam em assuntos inconvenientes, fazem piadas de mau gosto. Ou então é o olhar que não bate mesmo. A energia que não combina. Simples assim. Mas elas não percebem, acham que estão sendo super agradáveis e estreitando os laços.

Por outro lado, existe o que chamo de facilitadores. São aquelas pessoas que nas atitudes mais espontâneas e sutis ajudam a tornar seu dia mais agradável, sua rotina mais leve. E isso é coisa do olhar mesmo, de almas que deram as mãos, da energia que sincronizou. Ah, elas também não percebem como nos fazem bem, como são importantes.

O mais maluco de tudo é que nem sempre os facilitadores são os amigos que escolhemos estar perto, e os dificultadores, nem sempre são os estranhos que a vida trouxe sem escolhermos.
Mais uma vez não temos controle sobre isso também.

E é assim que vai ser pra sempre. A vida traz coisas, situações e pessoas pra perto. A gente seleciona o que deixa ficar. O que deixa passar reto. Na maior parte das vezes, às escuras, jogando fichas.

Eu bem que queria que os facilitadores viessem com uma plaquinha no peito. Bem brilhante e polida, escrito em dourado "Vim pra te fazer bem".

Amo vocês meus facilitadores!

Nenhum comentário: